Musk com um pé em Marte. Starship faz primeiro voo oficial na próxima semana
Elon Musk, CEO da SpaceX, anunciou que a empresa aeroespacial vai realizar o primeiro voo oficial da nave Starship para Marte na próxima semana, após testes bem sucedido.
O empresário bilionário, também CEO da Tesla, prometeu transmitir ao vivo o lançamento, afirmando que há apenas uma em três hipóteses do lançamento não correr bem.
“Estamos a apontar para o primeiro voo de 15km/50 pés de altitude na próxima semana”, escreveu Elon Musk no Twitter esta quarta-feira.
Good Starship SN8 static fire! Aiming for first 15km / ~50k ft altitude flight next week. Goals are to test 3 engine ascent, body flaps, transition from main to header tanks & landing flip.
— Elon Musk (@elonmusk) November 24, 2020
“Os objetivos são testar três ascensões de motor, flaps [espécie de abas nas asas de uma nave/avião], transição do tanque principal para os tanques de cabeça e aterragem”.
Trata-se do oitavo protótipo de Starship. As versões anteriores realizaram, com sucesso, uma curta descolagem e aterragem de 150 metros.
Pelo menos mais sete protótipos estão planeados antes da realização do voo oficial. Não foi revelada uma data precisa para o lançamento da Starship.
Musk disse anteriormente que a nave espacial da próxima geração poderia aterrar na lua já em 2024 – o mesmo ano em que a Nasa planeia colocar a primeira mulher na lua através do seu programa espacial Artemis.
O plano é que a nave espacial seja eventualmente utilizada para transportar pessoas e carga à volta do Sistema Solar, com o SpaceX a afirmar que poderia transportar até 100 pessoas em viagens a Marte.
No início deste ano, Musk fez da Starship da SpaceX a prioridade número um. O bilionário tem falado frequentemente da sua ambição de viajar a Marte, afirmando que espera morrer no planeta.