Musk arrecada 1,9 mil milhões em nova ronda de financiamento da SpaceX
A SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial fundada pelo bilionário Elon Musk, que também é CEO da Tesla, angariou 1,9 mil milhões de dólares numa nova ronda de financiamento.
Segundo avança a ‘Bloomberg’, citando fontes próximas, a empresa de Musk terá agora um valor de capital de 46 mil milhões de dólares após esta transacção, sendo que se trata da maior ronda de angariação de fundos da SpaceX até à data, de acordo com dados do ‘PitchBook’.
A empresa foi fundada em 2002 pelo bilionário com o objectivo de reduzir os custos de transporte espacial e de permitir a colonização do planeta Marte.
Entre 2022 e 2026, a Space X vai dividir os lançamentos militares para o departamento de defesa dos Estados Unidos com a United Launch Alliance (ULA), concorrente da empresa de Musk.
Sobre esta operação, o bilionário disse recentemente, no twitter, que a ULA era um “completo desperdício do dinheiro dos contribuintes”.
O comentário de Musk é o primeiro feito pela liderança da SpaceX após a Força Aérea Americana ter atribuído à sua empresa e à ULA contractos de lançamento de segurança nacional no valor de milhares de milhões, indica a ‘CNBC’.
Efficiently reusable rockets are all that matter for making life multiplanetary & “space power”. Because their rockets are not reusable, it will become obvious over time that ULA is a complete waste of taxpayer money.
— Elon Musk (@elonmusk) August 13, 2020
O bilionário tornou-se esta terça-feira a quarta pessoa mais rica do mundo, depois de as ações da Tesla terem disparado 11% na segunda-feira, aumentando o património líquido do empresário em 6,7 mil milhões, segundo o ‘Bloomberg Billionaires Index’.
A fortuna de Musk cresceu 47,8 mil milhões este ano, o segundo maior aumento no índice, depois do fundador da Amazon.com Inc. Jeff Bezos.