Multimilionários mais filantropos dos EUA já doaram 148 mil milhões em 2022

Têm milhões e continuam a fazer crescer a fortuna que possuem, mas conseguem olhar à volta e ter a generosidade para se dedicarem a contribuições de caridade. Os maiores deste grupo dos EUA já doaram um total de 148 mil milhões de euros até ao momento.

A liderar o grupo, está Warren Buffett, e os fundos, como de costume, foram para a Fundação Bill e Melinda Gates servindo para iniciativas ligadas à pobreza e saúde, incluindo pesquisas e vacinas para Covid-19. Além disso, Buffett tem ainda fundações criadas pela mulher, entretanto falecida, e os três filhos.

Não muito atrás, está MacKenzie Scott, que doou 5 mil milhões de euros a 500 grupos diferentes em 2020. No ano passado, continuou a ceder uma fatia da sua fortuna mais rápido do que qualquer milionário, anunciando em junho mais 2 mil milhões de euros enviados para 286 grupos de “alto impacto”, como são os casos do Fundo de Defesa da Criança e o Conselho Nacional de Organizações Sem Fins Lucrativos.

Duas caras novas que se juntaram às principais listas filantropas desde o ano passado, foi o cofundador do Facebook, Dustin Moskovitz e Jeff Bezos, que anunciou a doação de quase mil milhões de euros em 2021 desde que deixou o cargo de CEO da Amazon em julho. Mark Zuckerberg, Michael Bloomberg e Betty Moore são outros nomes que constam da lista dos mais generosos na arte de ajudar causas de caridade.