Mulheres Socialistas vão hoje a votos para as Secções, Concelhias e Estruturas Concelhias

Arrancam esta sexta-feira as eleições para as Secções, Concelhias e Estruturas Concelhias das MS-ID (Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos).

Recorde-se que, a 4 de abril último, a Comissão Nacional, presidida pelo presidente do Partido Socialista, Carlos César, aprovou o calendário das eleições internas proposto pelo Secretariado Nacional, designadamente a realização de eleições de Presidentes das Federações, Presidentes das Estruturas Federativas das MS-ID, das Comissões Políticas das Estruturas Federativas das MS-ID e de Delegados aos Congressos das Federações nos dias 27 e 28 de setembro.

Na reunião, foram também aprovadas a realização dos Congressos das Federações nos dias 12 e 13 de outubro; das eleições das Secções, Concelhias e Estruturas Concelhias das MS-ID nos dias 5 e 6 de julho.

As MS-ID “constituem um pilar fundamental na promoção da igualdade de género e dos direitos das mulheres no seio do PS. Esta estrutura tem como objetivo principal assegurar que as políticas de igualdade de género são integradas em todas as esferas de atuação do partido, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa”.

Elza Pais, reeleita para a plataforma das Mulheres Socialistas em dezembro último, revelou que “nestes dois últimos anos, o numero de mulheres militantes do PS aumentou 30%”. “No último ano, lançámos um programa formativo, onde forram capacitadas cerca de mil mulheres, este processo de empoderamento e capacitação tem de ser continuado e consolidado”, detalhou.

A prioridade, refere, passa por “consolidar a rede de estruturas concelhias, lançadas em 2020, e que praticamente só tem dois anos de existência por motivos relacionados com a crise pandémica que vivemos”. Uma rede que, detalha, “congrega cerca de 200 estruturas disseminadas por todo o território nacional, onde neste momento militam de forma ativa quatro mil mulheres”.

Ler Mais