Mulheres poderão ter melhor resposta imunológica à covid-19, indica estudo
A resposta imunológica das mulheres contra o novo coronavírus poderá ser maior do que a dos homens, indica um novo estudo. No entanto, importa ressalvar que a amostra da investigação é pequena: o estudo é baseado em 22 mulheres e 17 homens que não estiveram internados em unidades de cuidados intensivos, cuja idade média rondava os 60 anos, pelo que sua a base estatística é bastante reduzida.
Ainda assim, o estudo publicado na revista científica ‘Nature’ , esta quarta-feira, refere que os “doentes do sexo feminino desenvolveram uma activação significativamente mais robusta das células T [cujo principal objectivo é identificar e matar agentes patogénicos ou células infectadas] do que os doentes do sexo masculino durante a infecção por SARS-CoV-2”, responsável pela doença covid-19.
A investigação apurou então que os homens e as mulheres desenvolvem diferentes tipos de resposta imunológica para o novo coronavírus, sendo que “os homens representam 60% das mortes por covid-19 no mundo”.
Além disso, as mulheres desenvolveram uma resposta significativa das células T em idades avançadas, comparativamente aos homens.
O estudo, intitulado “Diferenças sexuais nas respostas imunitárias que estão na base dos resultados da doença covid-19”, analisou doentes com doença moderada que não tinham recebido medicamentos imunomoduladores, isto é, que alteram as respostas imunológicas.
Assim, estas descobertas “fornecem uma base importante para o desenvolvimento de uma abordagem baseada no sexo para o tratamento e cuidado de homens e mulheres com covid-19”, indica ainda a publicação.