Muito à frente do IRS…Saúde e Habitação são os temas que mais preocupam os portugueses, aponta sondagem

O Governo deve ter a saúde como sua principal prioridade, indicou esta quinta-feira o barómetro da Intercampus publicado no ‘Jornal de Negócios’: de acordo com os inquiridos, o Executivo liderado por Luís Montenegro deve responder à preocupação dos portugueses – 36,9% -, em particular entre as mulheres e pessoas acima de 55 anos, sobre a saúde, mais do que a descida dos impostos ou da habitação.

A sondagem apontou ainda que entre os mais jovens (entre os 18 e 34 anos), o destaque vai para as preocupações com a habitação – cerca de um terço dos inquiridos indicou que esta deve ser a principal prioridade do Governo.

O Executivo de Luís Montenegro começou por avançar com uma proposta de alívio fiscal em sede de IRS, uma questão que não é a que mais pesa nas preocupações dos portugueses – entre os inquiridos, apenas 19% apontou como sendo uma prioridade e, entre estes, são mais os jovens que o indicaram. Acima dos 55 anos, apenas 14% salientou que privilegiavam a medida.

Foi entre as classes mais altas (A e B) que foi revelada maior preocupação com a descida de impostos (21,4%). Na classe C – classe média e/ou classe média-alta – o alívio fiscal é defendido por uma fatia de 12,5% dos inquiridos.