Mudança da hora pode ser um risco para a saúde. Há «aumento de AVC’s e enfartes», indica especialista

Este domingo, os relógios atrasam uma hora devido ao horário de Inverno que entra em vigor já este fim-de-semana. A mudança da hora pode ter um impacto na saúde, de acordo com a psicóloga clínica Marta Marques que, em declarações à TVI, afirmou que a mudança da hora representa um risco de aumento de acidentes.

“Esta mudança da hora traz-nos consequências muitas vezes dramáticas para pessoas que possam ter alguns sinais de risco”, começou por explicar a psicóloga clínica.

“O que os estudos nos têm indicado é que sempre que existe esta mudança da hora, quer seja no horário de Inverno ou de Verão, existe, de facto, um aumento de acidentes cardiovasculares, AVC’s [acidentes vasculares cerebrais], enfartes, e mesmo até alguns sinais de perturbações do humor”, acrescentou.

Tal deve-se a uma alteração que existe “no próprio ciclo do sono e sincronização com o sol”. “Esta dessincronização que vem com a mudança da hora acaba por ter essa influência direta no nosso bem-estar e saúde”, disse ainda Marta Marques à TVI.

Este domingo, dia 25 de Outubro, os relógios vão atrasar uma hora, passando para o horário de Inverno. Isto significa que os dias ficam mais curtos e escurece mais cedo.

O horário de Inverno é aquele que, do ponto vista do sono e da ciência está mais coerente com o que é o período de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos.

Ler Mais





Comentários
Loading...