MotoGP faz acelerar 13% a economia do Algarve. Estrangeiros gastaram mais que os portugueses

A faturação dos negócios no distrito de Faro aumentou 13% durante o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, que decorreu no Autódromo Nacional do Algarve no último fim de semana.

De acordo com os dados do REDUNIQ Insights, entre 22 e 24 de março de 2024, e face ao período do evento do ano passado, a faturação dos negócios no Algarve cresceu, tendo esta subida sido mais expressiva na faturação estrangeira (+16%), do que na faturação nacional (+ 11%).

No domingo, registou-se um aumento da faturação e do número de transações de 22% e 21%, respetivamente.

“Esta performance positiva vem corroborar as estimativas de impacto económico de cerca de 80 milhões de euros e perto de 200 mil pessoas na assistência partilhadas pelo Turismo do Algarve e pelo Autódromo Internacional do Algarve (AIA) aquando da realização desta que é a segunda etapa do Campeonato do Mundo de Moto GP”, refere Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights.

Do lado da faturação estrangeira, o maior contributo veio do Reino Unido, que representa 11% do total de faturação em Faro no fim de semana da competição. Seguem-se a Irlanda e a Alemanha com 8% e 5%, respetivamente.

Em relação ao valor da compra média, destaque para a Irlanda com um valor de aproximadamente 102 euros.

No que diz respeito à faturação total por setor de atividade, destacam-se as categorias da restauração (+17%), do retalho alimentar tradicional (+17%) e da hotelaria e atividades turísticas (+12) – com a faturação estrangeira a aumentar 19%, 18% e 14% nestas categorias, respetivamente.

Ler Mais