Mortes por Covid-19 aumentam 35% no mundo. “Isto é completamente inaceitável”, critica OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, revelou esta quarta-feira que nas últimas quatro semanas registou-se um aumento de 35% do número de mortes por Covid-19 a nível mundial.

“Só na semana passada, 15 mil pessoas em todo o mundo perderam as suas vidas devido à Covid-19”, aponta o responsável, salientando que “isto é completamente inaceitável, quando temos todas as ferramentas para prevenir infeções e salvar vidas”.

Tedros reconhece que “estamos todos fartos deste vírus e fartos da pandemia”, mas alerta que “o vírus não está farto de nós” e que “a Ómicron continua a ser a variante dominante, com a subvariante BA.5 a representar mais de 90% das sequências partilhadas no último mês”.

Contudo, ele destaca que os países têm vindo a descurar a sua responsabilidade de comunicação dos casos e da evolução dos surtos à OMS. “O número de sequências partilhadas por semana caiu 90% desde o início deste ano, e o número de países que partilham as sequências caiu 75%”, revela Tedros, explicando que tal “torna muito mais difícil compreender como o vírus poderá estar a mudar”.

O responsável alerta que “com o tempo frio a aproximar-se no hemisfério norte e com as pessoas a passarem mais tempo dentro de portas, os riscos para uma transmissão e hospitalizações mais intensas aumentará nos próximos meses – não apenas de Covid-19, mas também de outras doenças, incluindo a influenza”.

“Fala-se muito sobre o aprendermos a viver com a Covid-19”, remata Tedros, “mas não podemos viver com 15 mil mortes por semana”, e acrescenta que “viver com a Covid-19 não significa fingir que ela não está lá”.

Ler Mais





Comentários
Loading...