Mortes e internamentos por Covid-19 aumentam e Gripe já voltou a níveis pré-pandemia: OMS alerta para possível sobrecarga dos sistemas de saúde

A incidência de casos de gripe no mundo, que durante a pandemia da Covid-19 desceu a pique, devido às medidas de prevenção (como o uso de máscara, a higienização de mãos e superfícies), já voltou a níveis semelhantes aos registados antes de 2020, segundo alertou esta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O organismo apelou ainda para a vacinação contra a doença, especialmente entre as populações de risco, assinalando que com a época de gripe a chegar ao hemisfério norte, também “as hospitalizações e mortes por Covid-19 continuam a aumentar”.

“A circulação de vírus como o da gripe, Covid, ou vírus sincicial respiratório pode causar problemas significativos aos sistemas de saúde”, alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Por isso “a OMS recomenda a vacinação contra a gripe e também contra a Covid-19, especialmente para os grupos de alto risco”, como profissionais de saúde, idosos ou portadores de determinadas doenças crónicas.

O responsável voltou a assinalar que, apesar de já ter passado a fase mais grave da pandemia, é necessário assegurar medidas para não se verificarem grandes aumentos de hospitalizações e mortes por Covid-19, que possam colocar em causa o funcionamento dos serviços de saúde.

 

 

 

 

Ler Mais