Morgan relançada para recuperar o ‘prazer de condução’ em Portugal
A Morgan, fabricante britânica de veículos desportivos, está a ser relançada no mercado nacional, apostando nesta fase numa estratégia de crescimento sustentado com vista à dinamização da marca em Portugal.
A Morgan destaca-se pela produção artesanal e limitada dos seus veículos, tendo preservado até aos dias de hoje os fundamentos que estiveram na sua origem: tradição, respeito pelo ambiente e desenvolvimento tecnológico associado à capacidade de inovação da indústria britânica. Além disso, procura oferecer uma experiência de condução diferente e mais pura, orientada para as emoções, algo que o lema da Morgan Cars Portugal procura enfatizar: ‘volte a apaixonar-se pelo prazer de condução’.
Em declarações prestadas à Automonitor, Rui Catalão, responsável da Morgan Cars Portugal, explica que “a marca está a ser relançada no nosso país, com a Manuel F. Monteiro & Filho, Lda. e mais três sócios, numa conjuntura que permite adoptar um novo perfil para a companhia e que permite relançá-la no mercado”.
[easingslider id=”13648″]
“A Morgan tem estado presente de forma ininterrupta em Portugal ao longo destes quase 30 anos, mas na última década perdeu-se um pouco de ‘chama’ no que diz respeito à marca e com a crise de 2009 tudo piorou, parecendo que a Morgan estava apagada. Mas queremos aproveitar este momento de retoma, se é que se pode chamar como tal, para a relançarmos em Portugal”, acrescenta aquele responsável, para quem as expectativas de vendas rondam as duas dezenas de unidades por ano.
“De forma optimista, apontamos para 20 a 25 unidades vendidas anualmente. Se conseguíssemos 25 seria fantástico”, indicou, anunciando igualmente que todos os modelos da gama Morgan estão disponíveis no mercado português.
Parcerias para crescer
A presença da Morgan em Portugal faz-se, para já, com um concessionário oficial em Lisboa, mas o objectivo é ampliar a rede com a abertura de pontos de venda em mais três cidades – Porto, Coimbra e Faro – mas para que tal aconteça “o objectivo é encontrar parceiros locais”, segundo refere Rui Catalão.
Para o nosso país, a estratégia passa por um aumento de notoriedade da Morgan com recurso “a um novo site da marca, página do Facebook e também a presença em diversos eventos como se verificou na última edição do Motorclássico Lisboa, mas também a presença em futuras feiras de automóveis onde poderemos beneficiar de maior exposição”.
Ainda em termos de comunicação, para a qual conta com os préstimos da agência Bá Studio, a Morgan Cars Portugal pretende continuar a dinamizar a sua presença no Facebook, rede social na qual a página oficial da marca conta já com cerca de 11 mil ‘gostos’, mas também promover acções com o Clube Morgan de Portugal, numa área de projecto que Rui Catalão salientou.
Fundada em 1909 por Henry Frederick Stanley Morgan, a Morgan Motor Company tornou-se reconhecida a nível global pelas suas características de qualidade, trabalho artesanal na produção de modelos, carisma e performance, algo que se manteve até à actualidade. A forma de funcionamento da Morgan permanece inalterado, com todos os modelos a serem produzidos artesanalmente e sujeitos a desenvolvimento contínuo de forma a cumprir os mais avançados padrões em termos de segurança, prestações e emissões poluentes. Actualmente, a produção anual da Morgan excede as 1300 unidades, dividindo-se por modelos tão icónicos como o 3 Wheeler (uma reinterpretação do modelo original criado por HFS Morgan) e o Aero 8.
Além dos modelos de estrada, a Morgan conta, também, com um legado honroso no automobilismo, com diversas participações nas 24 Horas de Le Mans, no início da década de 2000 com um Aero 8 GT e, mais recentemente, ao abrigo de uma parceria com a OAK Racing.
Gama e preços para 2015
3 Wheeler
Motor – 2 cilindros / 2.0 L
Potência – 82 cv
0-100 km/h – 6,0 seg.
Velocidade máxima – 185 km/h
Cons. combinado – 6,8 l/100 km
Preço – 49.491,00€
4/4
Motor – 4 cilindros / 1.6 L
Potência – 112 cv
0-100 km/h – 8,0 seg.
Velocidade máxima – 170 km/h
Cons. combinado – 6,4 l/100 km
Preço – 56.690,00€
Plus 4
Motor – 4 cilindros / 2.0 L
Potência – 156 cv
0-100 km/h – 7,5 seg.
Velocidade máxima – 191 km/h
Cons. combinado – 7,1 l/100 km
Preço – 65.036,68€
Roadster 3.7
Motor – 6 cilindros / 3.7 L
Potência – 284 cv
0-100 km/h – 5,5 seg.
Velocidade máxima – 220 km/h
Cons. combinado – 9,8 l/100 km
Preço – 100.967,33€
Plus 8
Motor – 8 cilindros / 4.8 L
Potência – 367 cv
0-100 km/h – 4,5 seg.
Velocidade máxima – 250 km/h
Cons. combinado – 12,1 l/100 km
Preço – 148.477,61€
Aero 8
Motor – 8 cilindros / 4.8 L
Potência – 367 cv
0-100 km/h – 4,5 seg.
Velocidade máxima – 273 km/h
Cons. combinado – 11,2 l/100 km
Preço – ainda não definido