Moral dos investidores recua para nível mais reduzido desde maio de 2020. Dados falam em recessão “inevitável”
O índice Sentix analisou a moral dos investidores na Zona Euro e concluiu que recuou em julho para o nível mais reduzido desde maio de 2020, apontando para uma recessão “inevitável” no bloco de moeda única.
Os dados divulgados esta segunda-feira e a que a ‘Reuters’ teve acesso mostram que o indicador recuou para -26,4 pontos face a -15,8 pontos em junho. As previsões da sondagem da agência de notícias previam um valor de -19,9 pontos em julho.
Manfred Huebner, da Sentix, disse em comunicado que “a crise energética (…) está a levar a perturbações económicas significativas”.
“Em todos os aspectos, a dinâmica faz lembrar o ano da crise de 2008, e o que era então o colapso do sistema financeiro é agora o perigo do colapso do aprovisionamento energético europeu”, acrescentou.
Outro indicador da Sentix, que a situação atual na Zona Euro, recuou para o nível mais reduzido desde março de 2021, e o das expectativas de situação atual também desceu para o nível mais reduzido desde dezembro de 2008, o ano da crise.