Montenegro já está em Belém para apresentar ministros do novo Governo a Marcelo

Pouco antes da 18h00, hora combinada, Luís Montenegro chegou ao Palácio de Belém para reunir com o Presidente da República e apresentar os nomes que vão compor o novo Governo do PSD/CDS-PP. Montenegro chegou sozinho, sem nenhum dos elementos do seu ‘núcleo-duro’.

À entrada, sem tecer comentários, Luís Montenegro disse apenas que estava “muito bem disposto”.

Apos o encontro entre o primeiro-ministro indigitado e Marcelo rebelo de Sousa, a lista dos nomes dos novos ministros do XXIV Governo Constitucional será analisada e publicada na página oficial da Presidência da República.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser hoje recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18:00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional, mas já são conhecidos alguns dos nomes que vão integrar a ‘lista’ no novo Executivo.

O líder do CDS, Nuno Melo, juntamente com Joaquim Miranda Sarmento, Pedro Reis, Miguel Pinto Luz e António Leitão Amaro, serão alguns dos nomes integrados no novo Governo liderado por Luís Montenegro, segundo avançam fontes do PSD à CNN Portugal. Já durante a tarde de hoje, foram avançados mais dois nomes, Ana Paula Martins e Pedro Duarte.

Para além destes nomes, a SIC confirma Maria do Rosário Palma Ramalho como nova ministra do Trabalho e Segurança Social, Paulo Rangel para ministro de Estado e Negócios Estrangeiros e Manuel Castro Almeida como ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

Nuno Melo, atual presidente do CDS-PP, é advogado e foi eleito deputado nas legislaturas de 1999, 2002 e 2005. Em 2009, encabeçou a lista do CDS-PP às eleições europeias, tornando-se deputado no Parlamento Europeu.

Já António Leitão Amaro, Vice-Presidente do PSD, é professor de Finanças Públicas na Universidade de Lisboa e na Católica Global School of Law. Já ocupou cargos como Secretário de Estado da Administração Local e foi deputado à Assembleia da República em várias legislaturas.

Pedro Reis, licenciado em Gestão e Administração de Empresas, foi um dos coordenadores do programa económico da Aliança Democrática. Com experiência como presidente da AICEP, é apontado para a pasta da Economia, ainda sem confirmação oficial.

Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD e ex-número dois da Câmara Municipal de Cascais, deverá integrar o novo Governo. Com um passado como secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, é provável que assuma a pasta das Infraestruturas.

Joaquim Miranda Sarmento, professor auxiliar de Finanças no ISEG-Lisbon School of Economics and Management, foi assessor económico do Presidente Cavaco Silva e trabalhou no Ministério das Finanças, pelo que deverá ser apontado a essa pasta.

Por seu lado, Pedro Duarte foi deputado de 1999 a 2011 e é atualmente coordenador do Conselho Estratégico Nacional. Fez parte da Assembleia Parlamentar da NATO e foi secretário de Estado da Juventude no XVI Governo Constitucional. Do Porto, é doutorado em Estudos de Desenvolvimento, pelo ISEG (Universidade de Lisboa), mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus e licenciado em Direito. Também desempenhou funções como diretor nacional da primeira campanha de Marcelo Rebelo de Sousa às presidenciais, em 2016.

Ana Paula Martins é apontada à pasta da Saúde, e já terá aceite o convite. A farmacêutica, licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorada em Farmácia Clínica na Faculdade de Farmácia de Lisboa, foi professora universitária durante duas décadas e, entre 1989 e 19992 foi secretária-geral da Ordem dos Farmacêuticos´. No mesmo organismo, chegou a Bastonária entre 2016 e 2022. De dezembro de 2022 a janeiro de 2024 foi diretora do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O XXIV Governo Constitucional tomará posse na próxima terça-feira, com os secretários de Estado a serem nomeados dois dias depois. O programa do Governo será apresentado a 10 de abril, seguindo-se o debate nos dias 11 e 12 de abril. A entrada em plenitude de funções do executivo de Luís Montenegro apenas ocorrerá após a aprovação do programa.

Ler Mais