Montenegro garante: “Portugal é um país seguro” apesar do “agravamento” de alguns tipos de crime

Luís Montenegro reuniu hoje com o Conselho Superior de Segurança Interna, para analisar o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2023, que será finalizado com contributos e reflexões, e depois enviado para discussão na Assembleia da República. No final do encontro, o primeiro-ministro agradeceu ao Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna Paulo Vizeu Pinheiro pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos e deixou garantias de que Portugal “é um país seguro”.

Montenegro deixou uma palavra de “tranquilidade e confiança no sistema de segurança interna português” e destacou o “reforço na articulação” entre forças segurança e departamentos do “Estado que “colaboram para reforço da ordem pública, e prevenção de condutas ilícitas”.

Montenegro antecipa que “se vão confirmar algumas circunstâncias de agravamento em algumas tipologias criminais”, sem apontar quais, mas sabendo-se que estarão em causa tráfico de seres humanos e auxilio à imigração ilegal, para além de aumento de crimes violentos. No entanto, e ainda que sublinhe “preocupações em algumas áreas geográficas”, “Portugal é um país seguro, objetivamente um dos mais seguros da Europa e do Mundo”.

Montenegro felicita acordo com sindicatos de professores
Luís Montenegro aproveitou a oportunidade ara felicitar que, ontem, alguns sindicatos de professores tenham chegado finalmente a acordo com o Governo sobre a recuperação faseada do tempo de serviço congelado. Apenas o STOP e a FENPROF não assinaram o acordo.

“Endereço uma palavra de grande confiança e de grande respeito à Escola Pública portuguesa, aos professores que ontem tiveram ocasião de, em diálogo com o Governo, alcançar um acordo histórico que põe fim a um período de instabilidade que estava a ser altamente penalizados para alunos e famílias”, indicou Montenegro.

O primeiro-ministro sublinhou que foi possível “ir mais longe do que estava plasmado em compromissos anteriores, com diálogo leal, transparente e sempre perspetivando o interesse das pessoas e dos bons resultados” para, desta forma, conseguir que “a recuperação [do tempo de serviço] seja mais rápida”.

Ler Mais