Monkeypox: Fabricante da única vacina aprovada alerta que não está a conseguir acompanhar o aumento da procura

As vacinas contra a varíola da alemã Bavarian Nordic são as únicas que, até ao momento, foram aprovadas para proteger contra a varíola os macacos, ou monkeypox. A nível mundial os casos confirmados de infeção são já mais de 35 mil, sendo que 7.500 foram comunicados só na última semana, revelou esta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde o início do mês, os casos registaram um aumento de cerca de 40% relativamente à última semana de julho.

Contudo, apesar de o surto de monkeypox já ter sido classificado pela OMS como uma emergência global de saúde pública, os especialistas alertam que os países não estarão a fazer o suficiente para travar a disseminação da infeção.

E outro problema é cada vez mais evidente: a falta de vacinas. A OMS já disse que é importante apostar na vacinação das populações, especialmente dos grupos mais expostos ao risco de infeção, como as comunidades de homens que fazem sexo com homens.

Mas a Bavarian Nordic já avisou que “a procura continua a crescer e já não é certo que possamos continuar a responder à procura que estamos a verificar, mesmo com o reforço das nossas instalações na Dinamarca”, afirmou Rolf Sorenses, vice-presidente da empresa holandesa, citado pelo ‘Insider’.

A empresa já afirmou que está a considerar estabelecer parceiras com outros laboratórios para aumentar a capacidade de produção da sua vacina contra a varíola, que foi aprovada para também combater a monkeypox. No entanto, para já não estão a ser realizadas quaisquer negociações.

De recordar que a vacina da Bavarian Nodric já recebeu aprovação pelas autoridades de saúde da União Europeia, dos Estados Unidos e do Canadá.

Ler Mais





Comentários
Loading...