Moderna pode ter «resultados semelhantes» aos da Pzifer. Ações em bolsa já dispararam

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou que os resultados da sua vacina contra a Covid-19 vão chegar nos próximos dias. Não especificou uma data exata, mas as suas ações já subiram 8,4% na bolsa esta quarta-feira e aumentaram mais 5% esta quinta.

Vários especialistas calculam que a vacina da Moderna tenha uma eficácia semelhante à da Pfizer – mais de 90% – e que obtenha a aprovação dos resultados antes do fim do mês.

Os dados preliminares do estudo da Moderna estão a ser preparados para apresentação ao conselho de supervisão, disse a empresa numa declaração. A vacina está na terceira e última fase de desenvolvimento e o Data Safety Monitoring Board, responsável por monitorizar a qualidade da vacina, tem de emitir um dos seguintes vereditos: é eficaz, não funciona, ou o ensaio deve continuar porque os resultados são inconclusivos.

A aposta entre os principais especialistas na matéria é que a Moderna, que utiliza tecnologia mRNA semelhante à Pfizer, vai provavelmente revelar-se altamente eficaz, em conformidade com o anúncio feito no início desta semana, que aponta para uma eficácia de 90%.

“No geral, espero resultados semelhantes” do ensaio da Moderna, disse Drew Weissman, um imunologista e perito em mRNA da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, que ajudou a desenvolver modificações-chave utilizadas nas vacinas que utilizam esta tecnologia.

“É difícil imaginar como poderia ser muito diferente”, disse o perito, cujo laboratório recebe financiamento de investigação da BioNTech, a empresa parceira da Pfizer.

O resultado da Pfizer “valida a utilização do mRNA”, disse Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infeciosas do governo dos EUA, numa declaração aos meios de comunicação social esta segunda-feira. Fauci acrescentou que a “Moderna é uma candidata no mRNA, que esperamos que tenha resultados semelhantes”.

A notícia da vacina da Pfizer foi recebida com entusiasmo pelas bolsas de valores, especialmente no mercado europeu.

A Moderna é uma empresa muito mais pequena que a Pfizer, sem experiência anterior de fabrico, e o seu sucesso depende muito do resultado desta vacina. As suas ações subiram 8,4% na bolsa esta quarta-feira e avançaram mais 5% esta quinta.

Até agora, este ano, a Moderna subiu cerca de 300% em comparação com a cotação de preço das ações da Pfizer.

Ler Mais





Comentários
Loading...