Modelo mais vendido da Porsche: Macan tem fim anunciado na União Europeia para o início de 2024
A Porsche vai ser obrigada a ‘desligar o motor’ do Macan na União Europeia: normalmente, são as regulamentações de emissões mais rigorosas que levam ao desaparecimento de um carro no espaço europeu, mas, neste caso, o Macan a gasolina vai receber a ‘machadada’ da UE uma vez que não foi capaz de atender à próximas regulamentações de segurança cibernética. Assim, não resta outra solução que não ‘entregar as chaves’.
De acordo com o site ‘Automotive News Europe’, as vendas do Macan vão chegar ao fim nos países da UE nesta primavera: de acordo com a marca germânica, quando desenvolveu esta geração do crossover, os regulamentos europeus ainda não tinham sido finalizados. De acordo com um porta-voz da Porsche, atualizar o veículo para cumprir com as novas exigências seria muito caro.
“A implementação da diretiva não requer apenas ajustes na implementação técnica, por exemplo nas unidades de controlo, mas também essencialmente uma mudança de processos na fase de desenvolvimento. Por exemplo, os sistemas de gestão terão de ser desenvolvidos e certificados para segurança cibernética no futuro”, garantiu o porta-voz.
A saída de cena do Macan é um duro golpe para a Porsche, considerando que este modelo foi, de longe, o mais vendido até outubro: nos primeiros 10 meses de 2023, foram vendidas quase 20 mil unidades na Europa, segundo dados da empresa de investigação ‘Dataforce’.
A marca de Zuffenhausen está a meses de lançar a 3ª geração do Macan: no entanto, este será um veículo totalmente diferente, uma vez que será vendido estritamente como uma EV numa nova plataforma desenvolvida em parceria com a Audi.
O Macan não é o único Porsche a ser substituído por um EV, já que o 718 também vai perder o motor de combustão. A dupla Boxster e Cayman vão tornar-se elétricos em 2025 – já foi anunciado a próxima geração do Cayenne, totalmente elétrico, assim como um SUV maior de três fileiras.