MNE italiano levanta dúvidas sobre nomeação de Costa para o Conselho Europeu

O Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, expressou reservas em relação à nomeação do ex-primeiro-ministro português António Costa para a presidência do Conselho Europeu. Em declarações aos jornalistas após uma reunião do Partido Popular Europeu (PPE) antes da cimeira, Tajani afirmou que existem “perplexidades” dentro do PPE sobre a escolha de Costa, com alguns membros receosos de que o ex-primeiro-ministro português “não seja firme o suficiente em relação à Ucrânia”.

Tajani explicou que o debate sobre a nomeação de Costa ainda está em aberto. “Mas o debate está aberto, veremos”, acrescentou.

Numa entrevista concedida ao jornal italiano Il Corriere della Sera na segunda-feira, Tajani sugeriu que o ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta poderia ser uma boa escolha para a presidência do Conselho Europeu. Letta, que pertence ao Partido Democrático (PD) de centro-esquerda, tem um perfil que agrada ao PPE devido às suas raízes democratas-cristãs, explicou Tajani.

“Para nós, no PPE, ele tem definitivamente um perfil importante porque vem de um passado democrata-cristão”, disse Tajani, referindo-se à antiga filiação de Letta no extinto Partido Democrático Cristão Italiano.

A nomeação de António Costa para a presidência do Conselho Europeu surge num momento de tensões e desafios significativos para a União Europeia, especialmente em relação à guerra na Ucrânia. A posição firme e coesa do bloco europeu em relação ao conflito tem sido uma prioridade, e qualquer sinal de hesitação ou falta de firmeza é motivo de preocupação para os líderes do PPE.

António Costa, que recentemente deixou o cargo de primeiro-ministro de Portugal, no âmbito das investigações da Operação Influencer, é visto como uma figura experiente e competente. No entanto, a sua postura em relação à Ucrânia está a ser escrutinada cuidadosamente. O apoio unânime dentro do Conselho Europeu é crucial para que ele possa assumir a presidência, e as dúvidas expressas por Tajani refletem a complexidade do processo de nomeação.

Ler Mais