Missouri e Idaho vão colocar frente a frente Trump e Nikki Haley: ex-presidente americano é favorito ao triunfo republicano

O Partido Republicano do Missouri – assim como em Idaho – realizam este sábado as suas eleições primárias para que os eleitores possam indicar quem deve representar o partido nas eleições presidenciais de novembro. A disputa é uma das últimas chances para os candidatos moldarem a corrida pela indicação do Partido Republicano antes da Super Terça, quando 15 estados realizarão disputas republicanas.

O ex-presidente Donald Trump pretende ampliar a sua série de vitórias nas primárias e nas convenções partidárias este ano, enquanto Nikki Haley, a sua antiga embaixadora na ONU, procura a sua primeira vitória na campanha. Trump prevaleceu duas vezes no antigo sistema de primárias presidenciais do estado, primeiro em 2016, quando superou por pouco o senador do Texas Ted Cruz, e novamente em 2020, quando obteve 97% dos votos como titular.

As convenções também iniciarão o processo de nomeação de 51 dos 54 delegados republicanos do Missouri à Convenção Nacional Republicana neste verão.

Já no Idaho, há seis candidatos no boletim para escolher: Donald J. Trump, Nikki Haley, Ron DeSantis, Vivek Ramaswamy, Chris Christie e Ryan L. Binkley – embora todos os candidatos, exceto Trump e Haley, tenham desistido da disputa, ainda surgem no boletim porque pagaram a inscrição de 50 mil dólares.

Do lado democrata, as eleições primárias no Missouri decorrem só no próximo dia 23. Joe Biden enfrenta a concorrência do Dean Phillips, Stephen P. Lyons, Armando Perez-Serrato, Marianne Williamson e Jason Michael Palmer.