Mísseis, sistemas antiblindados e munições: Joe Biden anuncia novo pacote militar para Kiev de 162 milhões de euros

Joe Biden prepara-se para anunciar um novo pacote militar de apoio à Ucrânia, no valor de cerca de 162 milhões de euros: os Estados Unidos preparam-se para enviar para Kiev mísseis para os Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS), sistemas antiblindados e mísseis antirradiação de alta velocidade.

A mais recente ajuda surge num momento em que o Congresso continua paralisado na legislação que proporcionaria novo financiamento à Ucrânia, bem como dinheiro para a guerra de Israel com o Hamas. De acordo com a administração Biden, o financiamento para ajudar Kiev está a acabar e que os pacotes de armas e outros equipamentos para a guerra do Pentágono tornaram-se muito mais pequenos nos últimos meses.

O mais recente pacote de armas será fornecido através da PDA (Autoridade da Retirada Presidencial), que retira armas dos arsenais existentes dos Estados Unidos. Segundo as autoridades americanas, a nova ajuda vai também incluir mísseis AIM-9M e AIM-7 para defesa aérea; cartuchos de artilharia, veículos para rebocar equipamentos, munições de demolição e outros mísseis e mais de 4 milhões de cartuchos de munição.

“Isso não pode esperar”, salientou o presidente americano. “O Congresso precisa aprovar o financiamento suplementar para a Ucrânia. Francamente, acho impressionante que tenhamos chegado a este ponto. O Congresso – os republicanos no Congresso – estão dispostos a dar a Putin o maior presente que ele poderia esperar e abandonar a nossa liderança global, não apenas na Ucrânia, mas além disso.”