Ministro da Saúde ucraniano agradece apoio “ao povo de Portugal, país que já se tornou uma segunda pátria para tantos ucranianos” (com vídeo)
Esta semana, o ministro ucraniano da Saúde, Viktor Liansko, publicou uma mensagem de vídeo dirigida aos portugueses, agradecendo o apoio prestado pelo país e pela população no acolhimento dos ucranianos que fugiram à guerra da Rússia na Ucrânia. O vídeo foi partilhado no Twitter pelo deputado do Partido Social-Democrata, Ricardo Batista Leite.
Mensagem do Ministro da Saúde da #Ucrânia @ViktorLiashko dirigida aos Portugueses.
Agradece por estarmos ao lado do povo ucraniano neste momento difícil e pede apoio para a angariação de fundos pela nova maternidade de Lviv. Pouco ou muito,contribua aqui👇https://t.co/KyKnK0dkJx pic.twitter.com/J5zoPpzOwb— Ricardo B. Leite (@RBaptistaLeite) August 15, 2022
“Agradeço ao povo de Portugal, país que já se tornou uma segunda pátria para tantos ucranianos”, afirmou Liansko, destacando, também, o papel do Parlamento e do Governo no “apoio à Ucrânia e aos nossos trabalhadores médicos, que hoje se colocam em defesa da vida, tal como os nossos soldados defendem a democracia mundial e a vida democrática na Europa”.
O responsável salientou, adicionalmente, o suporte prestado por Portugal no processo de integração da Ucrânia na União Europeia. “Agradeço o apoio ao nosso processo de integração europeia e a orientação que Portugal está ponto a prestar à Ucrânia no nosso desenvolvimento coo membro de pleno direito da família europeia”.
O ministro da Saúde ucraniano confere um especial destaque ao papel de Portugal no “fornecimento de equipamentos a hospitais ucranianos”, designadamente à “nova maternidade do Hospital Clínico Regional de Lviv, que conta com o apoio da Associação dos Ucranianos em Portugal”.