Ministro da Saúde polaco não resiste às críticas sobre resposta à pandemia e demite-se

O ministro da Saúde polaco, Lukasz Szumowski, demitiu-se esta terça-feira na sequência das críticas à gestão da crise pandémica e particularmente sobre a aquisição de equipamento médico de qualidade questionável, de acordo com a agência de notícias ‘Associated Press’

O anúncio aconteceu um dia depois de o secretário de Estado da Saúde, Janusz Cieszynski, se ter demitido do ministério.

Ambas as demissões surgem numa altura de críticas crescentes ao modo como o Partido da Lei e da Justiça (PiS) da Polónia tem lidado com a pandemia, uma vez que o número diário de novas infecções continua a subir.

De acordo com a ‘Associated Press’, o ministro da saúde polaco, um médico cardiologista que tem sido uma figura de destaque na luta do governo contra o novo coronavírus, anunciou numa conferência de imprensa, em Varsóvia, que se ia demitir para regressar à prática da medicina, mas que permaneceria no seu papel de membro do Parlamento.

Szumowski negou qualquer acto ilícito e explicou que a sua demissão era algo que tinha planeado há algum tempo e que não estava relacionado com as alegações feitas.

Desde o início da pandemia, a Polónia já registou mais de 57 mil casos de covid-19 e 1885 óbitos.

Mais de 21,9 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo e 772.647 morreram, de acordo com uma contagem da agência Reuters.

Ler Mais





Comentários
Loading...