‘Minilua’ está a despedir-se da Terra: asteroide com 10 metros de largura só regressa em 2055

A ‘minilua’ da Terra, que nos tem feito companhia desde setembro, vai começar a sua jornada em direção ao Sol a partir da próxima segunda-feira, enquanto se prepara para desaparecer até 2055.

O asteroide, que tem o tamanho de um autocarro, é conhecido por ‘2024 PT5’ e pode, na verdade, ser uma enorme rocha que se desprendeu da Lua depois de outra rocha espacial ter embatido no satélite há séculos, de acordo com os astrónomos. Atualmente a 3,2 milhões de quilómetros da Terra – cerca de nove vezes mais longe do que a distância até à Lua -, nunca chegou perto o suficiente para ser capturado pela gravidade do planeta.

O pequeno tamanho da ‘minilua’ – com pouco mais de 10 metros de largura – e a distância significou que nunca foi visível a olho nu, apenas através de telescópios poderosos. A NASA vem rastreando o asteroide através da sua rede de espaço profundo, depois de ter sido avistado pela primeira vez por um telescópio sul-africano pertencente à Universidade do Havai, em agosto último.

Desde então, tem sido um “companheiro distante” a Terra, considerou a NASA. “Dada a semelhança entre o movimento do asteroide ‘2024 PT5’ e o do nosso planeta, cientistas do centro de estudos de objetos próximos à Terra da NASA suspeitam que o objeto pode ser um grande pedaço de rocha ejetado da superfície da lua após um impacto de asteroide há muito tempo”, indicou Josh Handal, analista de programa de coordenação de defesa planetária da agência espacial.

O ‘2024 PT5’ tem feito um caminho em forma de ferradura ao redor da Terra nos últimos dois meses, sendo que está a ganhar velocidade exponencialmente assim que a atração gravitacional do sol tiver efeito total após segunda-feira: de acordo com o astrofísico Raul de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madrid, a velocidade durante a sua passagem próxima em janeiro será pelo menos o dobro daquela de setembro.

Quando regressar em 2055, após uma órbita ao redor do Sol, o asteroide fará novamente uma volta temporária e parcial ao redor da Terra.

Ler Mais





Comentários
Loading...