Millennials são a geração que mais sofre com fraude financeira, conclui estudo da IBM
Segundo um estudo da IBM que avaliou o impacto geográfico e geracional na fraude financeira a nível global, os Millennials, que nasceram entre 1981 e 1996 são quem mais sobre com todas as formas de fraude financeira, que podem ir desde fraude de cartões de crédito e débito até carteiras digitais, pagamentos digitais, e fraude bancária e fiscal.
Em segundo lugar está a Geração X, que compreende os cidadãos nascidos entre 1965 e 1980, e a Geração Z, entre 1997 e 2012.
O “2022 IBM Global Financial Fraud Impact Report”, divulgado esta terça-feira, acrescentou ainda que os Millennials são a geração que demora mais tempo a recuperar dinheiro perdido, seguidos da Geração Z e dos Baby Boomers.
Em termos de fraudes nas aplicações de pagamentos digitais, a Geração Z foi a mais afetada, enquanto as restantes sofreram mais com problemas relacionados com fraudes de cartões de crédito, o tipo de fraude mais comum em todos os países analisados no estudo.
As fraudes em aplicações de pagamentos digitais são o centro das preocupações dos Millennials e da Geração Z, enquanto a Geração X e os Baby Boomers estão mais preocupados com fraudes em cartões de crédito.
Relativamente ao impacto geográfico, “os cidadãos americanos são as vítimas mais frequentes de fraude de cartões de débito de entre todos os países inquiridos neste estudo”, assim como também são o país onde há uma maior percentagem de casos de fraude na experiência com aplicações como PayPal, Venmo e Square e a população que mais tempo passou a tentar recuperar o dinheiro perdido com estas fraudes.
O estudo concluiu ainda que “os bancos são a instituição financeira mais responsável pela prevenção da fraude”.
“A fraude financeira e as ameaças cibernéticas são uma ameaça crescente para as instituições financeiras globais e os seus clientes, aumentando a necessidade das empresas acelerarem as medidas preventivas para se manterem um passo à frente da sofisticada atividade criminal existente”, afirmou Shanker Ramamurthy, Managing Partner, Global Banking & Financial Markets, IBM.
“Enquanto a evolução da economia global para uma sociedade cashless se mantém a uma velocidade vertiginosa, os bancos e as outras instituições financeiras devem continuar a investir na modernização da sua infraestrutura e no reforço do talento crítico para responder aos desafios que enfrentam por parte dos cibercriminosos”.