Microsoft investe 40 milhões de euros em projeto de combustível de aviação renovável

A LanzaJet, com sede em Chicago, está quase a concluir a instalação na Biorrefinaria Freedom Pines, que se prepara para começar a produzir 10 milhões de litros de combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel renovável por ano a partir de etanol sustentável. A União Europeia pretende aumentar a quantidade de SAF misturada no combustível de petróleo para cerca de 63% até 2050.

A indústria da aviação é considerada uma das mais difíceis de descarbonizar. O combustível de aviação renovável é uma prioridade para governos e investidores que já estão a aumentar os incentivos para produzir combustível para aviões com menos carbono.

A Microsoft avança com a tendência e está a investir cerca de 40 milhões de euros numa instalação da LanzaJet na Geórgia que produzirá combustível a a partir do etanol já no próximo ano. Grandes petrolíferas, companhias aéreas e outras empresas de comércio de petróleo, incluindo a Suncor Energy Inc., British Airways e a Shell também já estão a financiar a empresa.

A Casa Branca disse no ano passado que quer reduzir as emissões de aviação em 20% até 2030, à medida que as companhias aéreas sofrem grandes pressões de grupos ambientais para reduzir a sua pegada ecológica. A União Europeia pretende também aumentar a quantidade de SAF misturada em combustível de petróleo para 63% até 2050.






Comentários
Loading...