Microsoft, Google e Sonae consideradas as melhores empresas para trabalhar em Portugal pelos universitários
A Microsoft, a Google e a Sonae foram consideradas as melhores empresas para trabalhar em Portugal, num estudo que revela as 100 melhores empresas para trabalhar segundo a avaliação de estudantes universitários e de formação superior.
Esta é a primeira edição do estudo Merco Talento Universitário Portugal 2024, que destaca também as preferências e expectativas dos jovens em relação ao mercado de trabalho.
No Top 10 das melhores empresas para trabalhar, a Microsoft ocupa o primeiro lugar, seguida da Google e da Sonae. A lista é completada pela Deloitte (4.º lugar), Grupo Nabeiro – Delta Cafés (5.º), EDP (6.º), Nestlé (7.º), Super Bock Group (8.º), Santander (9.º) e Galp (10.º).
O estudo também apresenta líderes por setor. Entre os mais bem posicionados estão a Vieira de Almeida Advogados (Advogados), o Grupo Nabeiro (Alimentação), a Mercedes-Benz (Automóvel), a Fnac (Distribuição Especializada), a EDP (Energia), o Santander (Bancário) e a RTP (Media), entre outras.
De acordo com o Merco, os jovens universitários em Portugal consideram que um salário líquido médio de 1.298 euros é suficiente para começar a carreira. A maioria prefere grandes empresas multinacionais, valorizando aspetos como: Bons salários e benefícios (29%); Formação e desenvolvimento profissional (15%); Qualidade de vida, como flexibilidade de horário e teletrabalho (25%).
Curiosamente, 23,4% dos inquiridos afirmam que preferem residir fora de Portugal, enquanto 34,5% optam por ficar no país.