Microsoft e Nos assinam parceria para acelerar 5G, cloud e IoT
Melhorar a forma como as pessoas vivem e trabalham é um dos objectivos da Microsoft e da Nos ao assinarem uma nova parceria. As duas organizações ambicionam também acelerar a transformação digital das empresas e fomentar a inovação no sector das telecomunicações. Em comunicado, apontam três tecnologias essenciais – 5G, cloud e IoT (Internet das Coisas) – que se traduzem em três eixos estratégicos.
Todos os eixos estratégicos do acordo assinado hoje assentam na adopção de tecnologia Microsoft. No caso da co-criação e inovação partilhada, a Microsoft e a Nos comprometem-se a procurar oportunidades que tirem partido do 5G e a desenvolver soluções concretas para áreas como Saúde, Indústria, Retalho, Logística ou Administração Pública.
Já no campo da cloud, verifica-se uma estratégia sob o mote Cloud Firts, através da qual serão implementadas soluções que potenciem a redução do time do market das empresas e que aumentem a eficiência dos modelos operativos. A Microsoft e a Nos esperam ainda minimizar a pegada ecológica.
Por fim, surge um terceiro eixo associado a soluções integradas para o mercado B2B, que passa pela disponibilização de serviços Azure ou pela implementação de serviços em Edge Computing, por exemplo.
«Esta é uma parceria estratégica que irá melhorar significativamente os serviços e soluções disponíveis no mercado nacional de telecomunicações. Através da aposta em tecnologia e serviços inovadores, queremos em conjunto melhorar a forma como vivemos e trabalhamos, hoje e no futuro, contribuindo para uma crescente capacitação e inclusão digital da Sociedade Portuguesa», aponta Paula Panarra, directora-geral da Microsoft Portugal.
Do lado da Nos, o presidente da Comissão Executiva sublinha como a operadora tem compromisso de contribuir activamente para a digitalização de Portugal e para a implementação, com sucesso, da economia digital. «Através da nossa tecnologia e do nosso conhecimento, elementos centrais neste processo de transformação, queremos fazer a diferença na vida das pessoas, das empresas e do País. A parceria hoje celebrada com a Microsoft é mais um passo decisivo nesse sentido», afirma Miguel Almeida em comunicado.