Metro de Lisboa: Novo sistema de sinalização na origem de problemas só estará totalmente operacional em 2025, avisa empresa

O Metropolitano de Lisboa informou que o novo sistema de sinalização ferroviária, que tem sido responsável por diversas interrupções na circulação dos comboios, só estará completamente funcional no primeiro trimestre de 2025. Este esclarecimento surge após vários dias de perturbações nas linhas, especialmente na Linha Azul, que está a ser a primeira a receber a nova tecnologia.

Desde maio de 2021, o Metro de Lisboa está a realizar um investimento significativo na modernização da sua infraestrutura, incluindo a substituição do sistema de sinalização que estava em uso desde a década de 1970. Este novo sistema, designado CBTC (Communication-Based Train Control), promete trazer maior fiabilidade e eficiência à operação, mas a sua instalação tem causado inconvenientes aos utilizadores.

Segundo a nota oficial divulgada pelo Metropolitano de Lisboa, “a Linha Azul está contratualmente definida para ser a primeira a receber a instalação do novo sistema de sinalização, sendo nesta Linha que ocorrem os principais testes e ensaios”. Estes testes, realizados principalmente durante a noite para minimizar o impacto no serviço diurno, têm como objetivo verificar as novas funcionalidades do sistema, incluindo a supervisão do movimento e condução dos comboios, bem como a coordenação com os horários, para permitir maiores frequências e tempos de espera reduzidos.

A fase mais recente deste processo decorreu no passado dia 20 de abril, quando foi atualizada a versão do software de controlo dos equipamentos principais da Linha Azul. Desde então, têm ocorrido testes noturnos para validar as funcionalidades do CBTC, mas os problemas encontrados levaram a interrupções no serviço, que têm sido motivo de queixas por parte dos passageiros.

Interrupções e “Dores de Crescimento”

Silva Marques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, referiu que estas interrupções são “dores de crescimento” inerentes ao processo de modernização. Em declarações à Renascença, explicou que “com as alterações na linha circular e a chegada das novas composições, está a ser instalada uma sinalização nova, um sistema novo”, o que justifica as falhas e avarias que têm ocorrido.

Silva Marques sublinhou ainda que, em situações de falha no novo sistema de sinalização, a única opção é interromper a circulação para garantir a segurança dos passageiros. “Sei que é muito triste para as pessoas, mas não se pode transportar uma composição com 700, 800 pessoas sem garantir que as condições de segurança estão asseguradas”, afirmou o sindicalista.

Previsão de Normalização e Desculpas aos Utentes

O Metropolitano de Lisboa lamentou os inconvenientes causados pelas interrupções e apelou à compreensão dos seus clientes, reiterando o compromisso de trabalhar para minimizar este tipo de ocorrências no futuro. “O Metropolitano de Lisboa prevê que a colocação em serviço de todas as funcionalidades do novo CBTC na Linha Azul ocorra no primeiro trimestre de 2025”, esclareceu a empresa, indicando que este é um passo crucial para a melhoria do serviço a longo prazo.

No entanto, os passageiros deverão estar preparados para mais interrupções até que o sistema esteja totalmente operacional. Silva Marques prevê que a situação só estabilize após a conclusão das obras na linha circular, o que poderá demorar vários meses. Até lá, os utentes do Metro de Lisboa poderão continuar a enfrentar dificuldades, especialmente nas linhas mais afetadas, como a Linha Azul e a Linha Verde.

Este processo de modernização, embora necessário para a atualização da infraestrutura do Metro de Lisboa, tem causado transtornos significativos, mas promete melhorar substancialmente a qualidade do serviço no futuro.

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