Metais registam subidas acentuadas com aumento de receios da oferta da Rússia
Os metais como o ouro, a prata e o paládio seguem em alta esta sexta-feira devido aos receios sobre a redução da oferta por parte da Rússia, num momento em que o país já controla a maior central nuclear da Europa.
O paládio segue acima do marco de 2.800 por onça, um pico desde julho de 2021. A subida de 18% desde o início da semana deve ser a mais acentuada desde finais de março de 2020, segundo a ‘Reuters’.
Esta subida acentuada pode ser justificada pelo facto de a Rússia representar 40% da produção global deste metal, que é usado em catalisadores para controlar as emissões dos veículos, acrescenta a agência de notícias.
O facto de a guerra na Ucrânia estar a causar uma fugida dos investidores para ativos seguros também tem ajudado a uma subida do ouro, que já aumentou 3% desde o início desta semana. Os futuros do metal somam 0,8% para 1.950 dólares por onça.
A prata também acompanha a subida do ouro e do paládio, com os futuros a aumentar 0,6% para 25,36 dólares por onça, podendo registar a quinta semana consecutiva de ganhos semanais.