Metade dos clientes Aldi em Portugal escolhem produtos de marca branca

Um estudo elaborado recentemente pela Aldi com a KantarWorldpanel indica que, em Espanha, os produtos de marca própria representam 52% das compras das famílias.

E em Portugal? A percentagem será assim tão diferente no mercado português?

Daniel da Silva, Managing Director de Category Management da ALDI Portugal, explica esta tendência nos consumidores portugueses, bem como a estratégia da marca na aposta no segmento das marcas próprias.

“Os 52% em Espanha referem-se à quota em volume. Neste momento, podemos adiantar que em Portugal, este valor é muito semelhante”, revela o responsável, numa entrevista concedida à ‘Executive Digest’.

A oferta de marcas próprias da Aldi abrange todas as categorias de produtos, de forma a garantir aos consumidores uma reposta às suas necessidades, nomeadamente os produtos alimentares, os artigos de limpeza do lar, higiene e cuidados pessoais.

Segundo Daniel da Silva, o segmento das marcas próprias é um dos pilares estratégicos do grupo alemão, tornando mais fácil controlar a qualidade e competitividade da oferta e, em simultâneo, promover a fidelização dos clientes.

“Desta forma, e para além de potenciarem a diversificação da oferta, as marcas próprias permitem-nos alargar a nossa presença em diferentes categorias (…) através desta “expansão”, conseguimos oferecer ao cliente um acesso simplificado a uma série de produtos que, para além de darem resposta a uma necessidade específica, contam ainda com elevada qualidade e podem ser adquiridos a preços competitivos”, explica o mesmo responsável.

Apesar de as marcas próprias terem sempre sido associadas a preços mais baixos, foi nos últimos anos que esta perceção evoluiu mais positivamente, segundo Daniel da Silva.

“Agora, estas marcas, não só são encaradas como uma opção viável pelo seu valor acessível, como, em muitos casos, já são a primeira escolha dos nossos clientes, em várias categorias”, explicou, fazendo alusão às marcas GutBio®, Tandil®, UnaMat®.

Daniel da Silva aponta as conduções económicas e o grau de familiaridade e confiança dos consumidores como principais fatores que contribuem para a evolução da quota de mercado das marcas próprias.

Em contexto de crise, geralmente, a procura por estas marcas aumenta, acabando por descer em tempos de maior prosperidade.

Como “fundador do conceito discount”, o posicionamento da Aldi compromete-se com a oferta de produtos de marcas próprias e exclusivas, sendo que 85% do sortido se artigos são marcas do grupo alemão.

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