Metade dos americanos acredita que haverá uma guerra civil “nos próximos anos”, aponta estudo

Um novo estudo divulgado recentemente concluiu que cerca de metade de todos os americanos espera que uma guerra civil aconteça “nos próximos anos”, avança o jornal ‘The Hill’.

Investigadores do Programa de Pesquisa de Prevenção de Violência e do Centro de Pesquisa de Violência da Universidade da Califórnia relataram que 50,1% dos entrevistados disseram concordar que uma guerra civil acontecerá em breve, enquanto 47,8% discordam.

Cerca de 14% disseram que concordam “fortemente” ou “muito fortemente” com a premissa de que uma guerra civil estará iminente, enquanto 36% disseram que concordam ligeiramente.

Os resultados chegam numa altura em que se investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021, com a comissão a concluir que, nas horas que se seguiram à invasão, o ex-presidente Donald Trump “deitou gasolina no fogo” e “escolheu não agir”.

Os investigadores disseram que os resultados do estudo também podem sinalizar motivos de preocupação com o futuro da democracia americana.

Dois terços dos inquiridos disseram que há uma “séria ameaça” à democracia do país, e quase 90% disseram que é “muito” ou “extremamente” importante que os Estados Unidos continuem a ser uma democracia.

Contudo, mais de 40% disseram que ter um “líder forte” para o país é mais importante do que ter uma democracia. Quase um em cada cinco disse que concordava “fortemente” ou “muito fortemente” com essa afirmação.

Adicionalmente, quase 20% disseram concordar fortemente ou muito fortemente com a premissa de que a violência pode ser justificada para proteger a democracia se os líderes eleitos não o fizerem.

Já mais de 15% disseram concordar fortemente ou muito fortemente com o uso da violência para salvar “o nosso modo de vida americano”, que está “a desaparecer”, segundo a mesma pesquisa.

Importa ainda referir que mais de 20% disseram que o uso da violência política é por vezes justificado em geral, enquanto que um quarto dos inquiridos disse que a violência é por vezes justificada para impedir que uma eleição seja defraudada e mais de 10% disse o mesmo, com o intuito de reinstalar o ex-presidente Trump no cargo este ano.

“As premissas motivadoras para esta pesquisa foram que as condições atuais nos EUA criam ameaças percebidas e ameaças reais ao seu futuro como uma sociedade livre e democrática”, escreveram. “As descobertas confirmam ambas as premissas”, concluíram.

Ler Mais