“Mesquinha e infantil”. Britânicos revoltados com tentativa da UE para bloquear embarque de vacinas para a Austrália
Os cidadãos do Reino Unido estão a mostrar revolta pelo facto de a União Europeia (UE) ter decidido bloquear os embarques da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca para a Austrália, avança o jornal ‘Express’, que adianta que a medida foi amplamente criticada com muitos a dizer que o bloco está a ser “mesquinho e infantil”.
Segundo a mesma publicação, os leitores do jornal responderam a esta ação do bloco. “Todas as empresas nos estados-membros estão frustradas com a mesquinhez do seu bloco comercial e com a ameaça permanente do colapso do euro», comenta um dos leitores citados pelo ‘Express’.
Assim, há quem tente convencer os europeus a mudar-se para território britânico: “O Reino Unido está aberto para negócios. Vamos dar-lhe as boas-vindas, ajudá-lo a estabelecer-se numa sociedade democrática aberta e livre”, comenta outa pessoa.
“Pode haver incentivos fiscais para si se mudar para uma parte do Reino Unido à sua escolha. Venha, as possibilidades são infinitas!”, acrescenta o mesmo leitor.
O ‘Express’ reporta ainda casos de quem considere que a UE está “a agir como uma criança”. “Primeiro não queriam a vacina da AstraZeneca e agora não querem que mais ninguém a tenha”, afirma.
Outra pessoa disse que a UE está a comportar-se de forma infantil e indicou: “Não queriam a vacina AZ. Agora querem tudo e não querem que ninguém mais tenha.”
Há ainda quem diga que o facto de a UE estar a bloquear as vacinas para a Austrália mostra que o bloco é “nada mais do que um bloco protecionista”, pois “bloquear vacinas legalmente adquiridas para a Austrália não é uma estratégia inteligente”, apontam.
“A UE mostrou ao mundo como são mesquinhos e infantis em relação ao Brexit e agora também em relação à vacina da AstraZeneca”, refere outro dos leitores.