Mercedes e Fiat alvo de ações judiciais em Portugal. Grupos podem pagar perto de mil milhões de euros

A Mercedes e a Fiat foram alvo de duas ações populares em Portugal, interpostas pela associação Ius Omnibus, por falsificação de dados de emissões em mais de 100 mil veículos.

No total, são cerca de mil milhões de euros que a Daimler (dona da Mercedes) e a Fiat Chrysler Automobiles terão que pagar aos portugueses que compraram carros a diesel cujos dados de emissões foram falsificados.

“Através da instalação dos dispositivos manipuladores, a Daimler/Mercedes-Benz obteve a homologação dos veículos afetados, apesar de em condições de utilização normal estes emitirem muito mais quantidade de Óxidos de Azoto (NOx) do que o permitido pelo Regulamento de Emissões, prejudicando a saúde humana e o meio ambiente”, explica a Ius Omnibus no seu website.

O ´Jornal de Negócios’ revela que estão em causa estejam “cerca de 60 mil automóveis da marca Mercedes” e perto de “57 mil veículos das três marcas da FCA, agora Stellantis”.

Nas ações populares os consumidores lesados serão automaticamente ressarcidos dos prejuízos. Caso não o pretendam devem comunicar com 30 dias de antecedência. “São representados nesta ação popular todos os consumidores residentes em Portugal titulares de veículos ligeiros diesel das marcas Alfa Romeo, Jeep, Fiat e Lancia”, explica a associação.