Mercados à lupa: Ações europeias de olhos postos em Lagarde. Petróleo em alta face ao choque entre Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos
Em conjunto com a ActivTrades, apresentamos-lhe as principais notas a ter em conta sobre o comportamento dos mercados de hoje. A perda de força do dólar, as palavras da Presidente do BCE, Christine Lagarde, que serão proferidas hoje, e a polémica que tem dominado a OPEP+ são os principais factos que dominam as análises deste dia.
Forex
Junho foi o melhor mês dos últimos cinco anos para o dólar americano. Contudo, a publicação dos dados de emprego, na última sexta-feira, criou algumas dificuldades para a moeda, que, assim, perdeu alguma força. Isto numa altura em que os investidores se sentem mais tranquilos relativamente à redução gradual do programa de compra de ativos (tapering) da Fed.
Ainda que o total de novos empregos criados em junho tenha sido positivo, superando as previsões, a questão está no facto de se ter verificado, também, a subida do desemprego e uma subida dos rendimentos médios inferior ao previsto, o que evidencia a necessidade de continuidade do apoio monetário da Fed, contrariando a possibilidade de antecipação do tapering.
Petróleo
O petróleo permanece estável no início desta nova semana, com os investidores à procura de mais clareza sobre a produção de “ouro negro”, na sequência do desentendimento entre os países da OPEP +. O choque inesperado entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos surpreendeu os investidores, apesar do ambiente de alta para o petróleo.
Nas próximas horas, poderá existir um aumento da volatilidade do mercado conforme o que acontecer na reunião de hoje da OPEP +. Um avanço nas conversações poderá até desencadear um movimento de preços muito mais direcional. Enquanto isso, o mercado permanece dentro de seu nível de alta de médio prazo, a negociar acima dos 74,50 dólares (62,50 euros à taxa de conversão de hoje), com metas de alta nos 75,40 dólares (63,48 euros), 75,85 dólares (63,86 euros) e 76,35 dólares (64,28 euros) , enquanto os níveis de suporte mais próximos estão nos 74 dólares (62,31 euros) e nos 73,40 dólares (61,80 euros).
Ações Europeias
Os mercados europeus continuaram a negociar em baixa esta segunda-feira, numa altura em que prevalece o clima de risco, na sequência da publicação de dados sólidos dos EUA, no final da semana passada.
Embora os bancos centrais não devam começar as redução dos estímulos imediatamente, os investidores estão já a avaliar a possibilidade do término das políticas de estímulo em todo o mundo, o que está, inevitavelmente, a afetar o sentimento do mercado esta semana. A sessão de negociação de hoje deve permanecer volátil, mas não muito direcional, uma vez que a bolsa dos EUA continuará fechada na sequência do Dia da Independência.
Durante o dia de hoje, os investidores estarão atentos às palavras de hoje da presidente do BCE, Christine Lagarde, com vista a conseguir mais pistas relativamente aos planos para a política monetária na Europa. Até quarta-feira, os olhos estarão também voltados para a ata da reunião do FOMC, que acontece nesse mesmo dia.