Mercadona investe quase 7 milhões de euros para criar a sua maior instalação fotovoltaica da Península Ibérica

A Mercadona inaugurou a sua maior instalação fotovoltaica da Península Ibérica, com cerca de 16.500 painéis solares, que representou um investimento de quase sete milhões de euros.

Localizada no bloco logístico Abrera (Barcelona), esta instalação atinge os 100 MW de energia renovável em toda a sua cadeia. A soma de instalações nos seus telhados com energia fotovoltaica pressupõe uma energia anual de aproximadamente 125 GWh, equivalente ao consumo anual de 40.000 residências. Com esta energia produzida, evita-se a emissão de 16.000 toneladas de CO2 por ano, semelhante à quantidade neutralizada por 350.000 árvores.

Dos mais de 1.660 supermercados e 23 blocos logísticos e “colmeias” (armazéns exclusivos para vendas online) que a Mercadona tem em Portugal e Espanha, mais de 400 lojas, 8 blocos logísticos e “colmeias”, bem como os edifícios das suas sedes localizadas em Valência, Espanha e em Vila Nova de Gaia, Portugal, têm painéis solares nos seus telhados. Com toda essa potência instalada, a empresa espera economizar energia equivalente ao consumo anual acumulado de mais de 125 lojas.

Atualmente, em Portugal, existem já 33 lojas com painéis solares nos seus telhados e que somam uma potência instalada de 7,6 MW, poupando cerca de 15% do consumo total da empresa no país. Além disso e até ao final de 2025, todas as lojas da Mercadona em Portugal que reúnam as condições necessárias para a instalação de painéis contarão com energia fotovoltaica.