Mercadona injeta 400 milhões de euros na filial portuguesa Irmadona
A Mercadona aprovou uma injeção de 400 milhões de euros na Irmadona, empresa que gere os seus negócios em Portugal e que se encontra em expansão, depois de ter aberto as primeiras lojas no verão de 2019, segundo o ‘El Economista’.
A entrada de capital visa apoiar o arranque do negócio, que necessita de alguns investimentos para se estabelecer e crescer, estando ainda está longe da sua quota de mercado em Espanha.
Na conferência de imprensa de apresentação de resultados em janeiro, Juan Roig, presidente da Mercadona, mostrou-se satisfeito com a atividade do grupo Portugal, destacando que as vendas por loja foram 10% superiores às espanholas, apesar de o seu volume ser limitado, com receitas de 186 milhões de euros.
Roig referiu ainda que a marca deverá expandir-se em Portugal antes de dar o salto para outros mercados externos.
No ano passado, a filial portuguesa Irmadona Supermercados registou perdas operacionais de 83 milhões de euros, o que representou uma redução de 13,5% face ao ano anterior, quando ascenderam a 96 milhões, de acordo com os resultados revelados pela Inmo-Alameda, a sociedade do presidente da Mercadona.
A empresa de Juan Roig abriu um total de 10 lojas em Portugal só em 2020, elevando a sua rede para 20 lojas em território nacional, principalmente na zona norte do país, entre o Porto e Aveiro.
O grupo planeia abrir mais nove supermercados este ano em Portugal.