Mercadona com Inteligência Artificial? Este assistente vai mudar a forma como faz compras no supermercado

A criação de menus semanais e o planeamento das compras são tarefas que muitos lares acabam por adiar, mas com o surgimento da MercadonIA, um sistema baseado em inteligência artificial, os utilizadores podem agora criar menus adaptados às suas necessidades e orçamento de forma simples e eficaz

Criado por Juan Carlos Cavero Gracia, engenheiro em telecomunicações, a MercadonIA é um projeto independente da cadeia de supermercados Mercadona que utiliza uma versão personalizada do modelo GPT, treinado especificamente com dados de produtos do supermercado, conta o ‘elEconomista’.

O sistema, desenvolvido através de um processo de scraping para extrair dados como preços e informações nutricionais do site da Mercadona, permite aos utilizadores receber menus semanais otimizados, tendo em conta preferências alimentares, intolerâncias ou restrições orçamentais

Um dos desafios técnicos superados por Juan Cavero foi o uso de tecnologia de leitura de imagens para extrair as tabelas nutricionais dos produtos, uma vez que estas estavam em formato fotográfico no site da Mercadona

Embora o nome possa sugerir uma associação oficial com a cadeia, MercadonIA é completamente independente e utiliza a plataforma OpenAI para oferecer soluções a problemas do quotidiano dos consumidores.

Os utilizadores podem pedir à MercadonIA menus equilibrados adaptados às suas necessidades. Por exemplo, com um orçamento limitado, pode-se pedir um menu ajustado a 50 euros para duas pessoas, com pratos baixos em calorias e produtos naturais. Também é possível criar menus sem glúten para pessoas celíacas ou dietas com um controlo rigoroso de calorias