Mercado global de ações atinge novos recordes históricos

2020 está sendo um ano de grandes surpresas nos mercados. Em fevereiro, os investidores começaram a comportar-se em reação ao choque da pandemia global e dos máximos históricos o mercado de ações mundial passou ao cenário inverso: sofreu um crash que nunca foi sentido, ou tão rápido, em toda a sua na história.

No entanto, a rápida recuperação que o mercado de ações experimentou em cerca de meio ano também foi surpreendente. O índice de ações ‘MSCI World’ voltou a bater recordes no início deste semana, em 2.456 pontos, conseguindo assim fechar o seu quinto mês consecutivo de subidas e a negociar quase 1% acima do nível mais alto que atingiu em fevereiro, antes da pandemia e que foi também o ponto mais alto da sua história.

O índice global de ações, que reúne ações de 23 mercados desenvolvidos diferentes, com mais de 66% de seu peso total focado no mercado dos Estados Unidos, recuperou mais de 53% dos pontos a que chegou a 23 de março.

O comportamento do índice MSCI, que inclui mercados desenvolvidos e emergentes (MSCI All Country World Index), tem sido bastante semelhante, com uma recuperação de 52% que o levou a ultrapassar os máximos de fevereiro, também de 0,9%.

O ímpeto que se produziu nas bolsas mundiais encontrou força nas melhores expectativas dos investidores em torno da recuperação económica, do desenvolvimento de uma vacina contra a Covid e também pelas massivas injeções de liquidez dos principais bancos centrais que, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, têm sido um dos principais apoios às subidas dos mercados, tanto em rendimento fixo como em ações.






Comentários
Loading...