Mercado do petróleo regressa ao investimento
As principais empresas petrolíferas do mundo anunciaram 11 negócios de mais de 500 milhões de dólares (468,8 milhões de euros) cada um, desde Novembro do ano passado. O valor total ascende a 31 mil milhões de dólares (29 mil milhões de euros). Estes investimentos recentes poderão ser um sinal de que as empresas estão de regresso a uma estratégia de aquisição, tendo como alvos pequenas explorações. Segundo a Reuters, o objectivo será aumentar as reservas de petróleo e gás.
Dados da Energy Maket Square revelam que as operações registadas em Dezembro de 2016 são responsáveis por cerca de um quarto da actividade total do ano. O montante alcançado durante esse mês foi equivalente ao triplo do mês anterior.
Entre os principais negócios, destaque para a parceria de mil milhões de dólares (938 milhões de euros) entre a BP e a Kosmos Energy e a aquisição de 10% de um campo de gás da Eni por parte da BP. A Rosneft comprou também 30% do mesmo campo.
A francesa Total e a norueguesa compraram parte de produções petrolíferas no Brasil e a ExxonMobil Corp optou pela Papua Nova Guiné e EUA. A Total adquiriu ainda uma participação num projecto no Uganda por 900 milhões de dólares (844 milhões de euros).