Mercado de usados cai 10% em junho: apenas os veículos de luxo e elétricos premium crescem. Saiba quais as marcas mais procuradas pelos portugueses
O Standvirtual, portal líder em carros, divulgou esta terça-feira o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de junho de 2023.
Em junho, verificou-se um crescimento de 17% na oferta do total de veículos usados, juntamente com um decréscimo geral de 10% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. A dinâmica de mercado mantém-se assim negativa (cerca de 18%) face a junho do ano anterior, com maior oferta do que procura.
As marcas de luxo do total de carros usados são, no entanto, a única categoria que revela crescimento da procura e oferta em junho, face ao mesmo mês do ano passado (3% e 18%, respetivamente).
No que diz respeito ao combustível, há um crescimento de 65% da oferta de veículos elétricos usados e de 11% dos elétricos premium em junho, em comparação com o ano passado. No que diz respeito à procura, apenas há crescimento nos elétricos premium (12%). Nas restantes tipologias de combustível, há decréscimos de procura nos carros a gasolina, diesel e elétricos (entre 1% e 22%).
A oferta de carros a gasolina cresce 21% e a oferta de carros a diesel cresce 5% face ao período homólogo de 2022. Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 11% da procura e cerca de 10% da oferta, em junho. Diesel (62%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
Em junho, a gasolina e os carros elétricos são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (30% e 5%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.
Preços
Veículos acima de 30.000€ continuam a ser os que revelam maior aumento da procura em junho (8%), face ao mesmo período do ano passado. Também a oferta aumenta 36%. No que diz respeito à procura nos veículos entre 15.000€ a 30.000€, esta diminuiu (7%) em relação ao período homólogo do ano anterior. Por outro lado, a oferta nessa categoria aumenta 23%. A procura por veículos abaixo de 15.000€ desce 12%, com a oferta a descer também 7%.
A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em junho (38%), com os anúncios (53%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (21%) do que visualizações (18%).
Quais as marcas mais procuradas dos portugueses?
Em junho, a procura cresce nos utilitários (11%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos e monovolumes (ambos 27%). Já a oferta aumenta particularmente nos utilitários (42%) e SUV (35%).
SUV (20%), utilitários (19%) e carrinhas (17%) são os segmentos mais procurados em junho. A oferta supera a procura nas categorias de SUV (25%), utilitários (20%), carrinhas (18%) e citadinos (14%).
A BMW (12,7%), a Mercedes-Benz (12,2%) e a Renault (8,5%) são as marcas mais procuradas em junho. No que diz respeito às marcas mais anunciadas estas são a Mercedes-Benz (12,1%), a BMW (11,2%) e a Renault (10,2%).
Os carros mais procurados em junho, por intervalo de preços, foram o Peugeot 206 na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 1 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; e o Mercedes-Benz Classe C dos 10.000€ aos 25.000€, dos 25.000€ aos 40.000€ e na categoria acima dos 40.000€.
Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i.
“No mês de junho, continuamos a verificar a tendência de recuperação no que diz respeito à oferta. Esta é uma característica muito positiva, principalmente quando pensamos nos últimos anos em que a escassez de produto era um dos principais entraves para os consumidores adquirirem veículos usados. É importante referir ainda que a situação financeira que estamos a viver atualmente é um dos fatores que continua a influenciar a procura, levando assim a uma diminuição da mesma. As marcas de luxo e os elétricos premium são os únicos modelos que neste momento apresentam procura no mercado”, apontou Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual.