MEO é a marca de telecomunicações que mais cresce no mundo segundo a Brand Finance

A MEO é a marca do setor que mais cresce a nível mundial (+60%), segundo o último relatório Telecoms 150 2024 da Brand Finance, a principal consultora independente de avaliação de marcas.

De acordo com o relatório, a MEO é a marca que mais cresce em valor de marca do setor de telecomunicações. O crescimento de 60% fez com que subisse 29 posições no ranking, ficando em 84º lugar, registando assim o maior aumento.

Em 2023, a empresa-mãe da MEO, Altice, passou por uma importante transformação nas suas operações portuguesas, resultando na transição de Altice Empresas para MEO Empresas, com a marca MEO. Como resultado, os rendimentos da MEO Empresas aumentaram significativamente, contribuindo para impulsionar o seu valor de marc, explicam.

O estudo mostra que a MEO também melhorou as suas perceções de cobertura alargada. A marca ocupa agora o segundo lugar mais forte em Portugal, depois da Vodafone (o valor da marca caiu 13%, para 14,6 mil milhões de dólares), e ocupa um lugar proeminente a nível mundial.

Os dados deste relatório mostram ainda que a MEO e a NOS são, por esta ordem, as marcas de Telecomunicações mais valiosas e fortes de Portugal.

O aumento do valor de marca da NOS

A NOS viu o valor da marca aumentar 10,2% para 524 milhões de euros, devido ao bom desempenho financeiro e a constante procura dos seus produtos, especialmente em serviços móveis e de banda larga, contribuíram significativamente. Além disso, a NOS realizou projetos financiados que melhoraram o seu desempenho geral.

Para além disso, a escolha da Openvault para melhorar a experiência do consumidor em banda larga foi um passo importante para fortalecer a marca, e as unidades de negócios da NOS têm-se mostrado sólidas, com um crescimento constante no número de utilizadores de serviços móveis.

“A MEO e a NOS cresceram em valor de marca. Ambas as marcas estiveram na vanguarda da inovação tecnológica em Portugal, oferecendo serviços avançados como 5G e fibra ótica aos seus clientes. O foco na inovação tecnológica, campanhas de marketing eficazes, experiência do cliente e expansão de serviços são alguns dos fatores que contribuíram para uma percepção mais positiva da marca entre os consumidores portugueses”, diz Pilar Alonso Ulloa, Managing Director Iberia (Espanha, Portugal) e América do Sul

Brand Finance analisa anualmente mais de 6.000 das marcas mais importantes do mundo e publica mais de 100 relatórios nos quais classifica marcas de todos os setores e países. As 150 marcas de telecomunicações mais fortes e valiosas do mundo são incluídas no ranking anual Brand Finance Telecoms 150 2024.

No panorama Internacional, a Deutsche Telekom substitui a Verizon como a marca de telecomunicações mais valiosa do mundo, com um valor de marca de 68,4 mil milhões de euros.

“No meio dos desafios de preços, a corrida para integrar ofertas de IA generativa e a intensa competição global, nossa pesquisa revelou algumas mudanças consideráveis dentro do setor de telecomunicações. Tanto o compromisso firme da Deutsche Telekom quanto o da etisalat by e& com a construção de marca continuam rendendo frutos ao sair no topo como as marcas de telecomunicações mais valiosas e fortes, respectivamente, revelando a importância de uma estratégia global de marca abrangente no mercado dinâmico de hoje em dia”, reconhece Savio D’Souza, Diretor de Avaliação de Marca da Brand Finance.

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