Mediterrâneo está a aquecer 20% mais rápido que a média do planeta (e Portugal vai sofrer com isto)

O aquecimento da temperatura no Mediterrâneo é 20% mais rápido que média do planeta, garantiu Wolfgang Cramer, diretor científico do Instituto Mediterrâneo de Biodiversidade e Ecologia, em declarações ao jornal espanhol “El País”.

O especialista assegurou que a crise climática atinge o Mediterrâneo com «mais força do que em outras partes do mundo». Nesta região, o aumento da temperatura já atingiu 1,5 graus em comparação com os níveis pré-industriais, afectando 500 milhões de pessoas de três continentes.

Sem medidas que reduzam os gases com efeito de estufa, Cramer prevê que este aumento chegue aos 2,2 graus em 2020 e que exceda os 3,8 graus em algumas regiões da bacia em 2100. Em apenas duas décadas, estima ainda que 250 milhões de pessoas venham a sofrer com falta de água na região, devido às secas.

Já Portugal poderá vir a enfrentar aumentos por todo o Norte do país, Centro e parte do Sul Interior, como mostra o mapa que acompanha a notícia do «El País». A temperatura subirá dois a três graus e, na faixa costeira do Oeste e Sul, o aumento será entre 1,5 e dois graus, segundo dados de um relatório apresentado esta quinta-feira em Barcelona, durante a reunião da União para o Mediterrâneo, uma organização internacional na qual estão representados os países dos três continentes que partilham as águas do mar, incluindo Portugal.






Comentários
Loading...