McLaren presta homenagem ao legado de Ayrton Senna: veja as imagens do design exclusivo ‘Senna Sempre’

Ayrton Senna é considerado por muitos o melhor piloto que já esteve na F1: para o homenagear, a McLaren anunicou um design especial para homenagear a memória do tricampeão mundial de Fórmula 1. Recorde-se que o piloto brasileiro correu pela McLaren entre 1988 e 1993, pela qual conquistou três títulos mundiais de F1.

Trinta anos após a sua morte no circuito de Imola, durante o Grande Prémio de San Marino de 1994, a McLaren anunciou um design especial para homenagear a memória de um piloto que marcou uma época nas competições do automobilismo e a que a segurança da F1 deve agradecer desde então.

O modelo escolhido para esta homenagem não poderia ser outro senão o McLaren Senna, não só pelo nome, mas também por ser o modelo mais extremo já fabricado pela marca britânica. Projetado e desenvolvido como o McLaren definitivo tanto para pista quanto para estrada, possui desempenho incrível como motor 4.0 V8 Twin Turbo que produz 800 CV e 800 Nm de torque, que atinge velocidade máxima de 340 km/h, fazendo 0 -100 em apenas 2,8 segundos.

O design criado pela McLaren Special Operations (MSO), divisão de customização de modelos únicos para clientes mais exigentes, será limitado a uma única unidade de exposição durante o fim de semana do Grande Prémio de Mónaco, este fim de semana, e está focado no verde, cores amarela e azul da bandeira do Brasil, que Senna sempre teve em mente levar ao topo, e que usou no seu lendário capacete que todos os fãs de automobilismo reconhecem assim que o veem.

Possui ainda elementos especiais além da pintura tricolor, como as representações de Ayrton nos painéis que cobrem as entradas de ar, ou a frase de Senna: “Não tenho ídolos, admiro o trabalho, a dedicação e a competência” inscrita na parte interna.

Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive, salienta que “Ayrton Senna nasceu para competir, e a sua paixão pelo desempenho e pela perfeição vive na McLaren. O McLaren Senna leva o seu nome e personifica o seu espírito: é o McLaren de inspiração magistralmente detalhada e que captura a energia contagiante de Ayrton. A nossa colaboração com a McLaren Racing para homenagear o legado de Senna nas corridas 30 anos depois é uma celebração compartilhada das habilidades únicas de condução de Ayrton e do circuito de rua de Mónaco”.

O Mclaren Senna à venda ao público não será o único carro com design especial, já que o carro de Fórmula 1 MCL38 da equipe McLaren que Lando Norris e Oscar Piatri pilotarão durante o GP Mónaco também terá a pintura especial chamada “Senna Sempre”.

O GP Mónaco foi escolhido em vez de Ímola, por ser este o circuito fetiche para Senna, sendo o piloto com mais vitórias na pista monegasca, com um total de seis triunfos, sendo o primeiro em 1987, e depois cinco consecutivas entre 1989 e 1993.

Zak Brown, chefe da equipe McLaren Racing, também fez algumas palavras sobre esta homenagem: “A equipa tem orgulho de homenagear e celebrar a vida extraordinária e o legado automobilístico de Ayrton Senna através desta pintura da McLaren. Senna continua a ser reverenciado e respeitado como o maior ícone da Fórmula 1. O seu impacto na McLaren é enorme, não apenas pelas suas conquistas nas competições, mas também pela sua presença na equipa, e agora pelo seu legado.”

Ler Mais