McDonald’s mais sustentável anuncia compromisso de emissões zero até 2050
O McDonald’s Corp anunciou esta segunda-feira um novo compromisso para reduzir as emissões globais de gases do efeito estufa para zero líquidas até 2050, num conjunto de medidas que abrangem desde a produção da carne dos hambúrgueres até às lâmpadas utilizadas nos restaurantes da rede, segundo a ‘Reuters’.
A cadeia de fast food revelou igualmente que estabeleceu ainda um acordo com a iniciativa sem fins lucrativos SBTi para renovar as suas metas ambientais já existentes. O seu objetivo passa por reduzir as emissões absolutas em cerca de um terço para os seus fornecedores e os seus quase 40.000 restaurantes franqueados e administrados por empresas em todo o mundo até 2030.
“Estamos a tentar o enviar um sinal aos nossos parceiros, aos nossos investidores, aos nossos fornecedores, a outras marcas na comunidade global, aos legisladores, de que compartilhamos essa visão para 2050”, explicou Jenny McColloch, diretora de sustentabilidade do McDonald’s, em declarações à ‘Reuters’.
Um grupo de cientistas das Nações Unidas defendem que as emissões líquidas mundiais deverão cair para zero até 2050 para limitar o aumento das temperaturas globais a não mais do que 1,5 grau Celsius em relação aos níveis pré-industriais.
Os planos de zero emissões líquidas exigem às empresas a diminuição das emissões de dióxido de carbono e a compensação das emissões restantes através de projetos de captura do gás.
Até ao momento, mais de 1.000 empresas já assinaram compromissos semelhantes no âmbito da ONU ou do SBTi.
O McDonald’s é um dos maiores compradores de carne bovina do mundo; aproximadamente 80% das suas emissões totais são provenientes da cadeia de abastecimento, em particular do uso de carne bovina, frango, laticínios e outras proteínas, planeado usar as novas diretrizes do SBTi, com o qual já trabalha, para se dedicar ao corte de emissões na agricultura, uso da terra e silvicultura.
“A carne bovina é uma grande oportunidade para ajudar a gerar impacto no mundo com nossos agricultores e parceiros pecuaristas”, disse McColloch.
A meta líquida zero da McDonald’s para 2050 abrange emissões de fontes diretas como escritórios corporativos e restaurantes, bem como fontes indiretas, especialmente restaurantes franqueados e bens e serviços de fornecedores.