McDonald’s está focada em “atenuar ao máximo a inflação e o impacto do aumento das matérias-primas”, diz Diretora-Geral de Portugal
O atual ambiente de inflação a que assistimos pode ser considerado como um “desequilíbrio inesperado” e descontrolado entre a oferta e a procura. Com países a atingirem taxas de inflação de dois dígitos, é necessário perceber o que se pode fazer para chegar a um equilíbrio. A situação da guerra na Ucrânia, que já trouxe tantas perturbações aos mercados, continua também a ser uma incerteza.
Questionado pela ‘Executive Digest’ sobre quais as perspetivas da empresa em Portugal perante o atual cenário, Inês Lima, Diretora-Geral da McDonald’s Portugal, explica que o setor onde a empresa opera tem sido muito afetado pelos acontecimentos desde 2020, mas que continuam a arranjar soluções para travar as consequências causadas.
“O setor da restauração tem sido fortemente impactado pela realidade incerta que atravessamos desde 2020. A McDonald’s Portugal não é exceção e, mais uma vez, a resiliência e capacidade de adaptação de Franquiados e equipas dos restaurantes em todo o país permitiram fazer face aos desafios que se sucedem. Todas as soluções encontradas visam travar as consequências a que estamos sujeitos, assim como antecipar, tanto quanto possível, desafios futuros.
Após o impacto da pandemia, em todas as esferas da vida de forma transversal, e na Economia em particular, testemunhamos hoje uma crise humanitária na Europa. A posição de apoio da McDonald’s foi clara desde início, com Franquiados e equipas em Portugal e no Mundo a acolherem quem procurava sair do cenário de guerra.
As disrupções na cadeia de abastecimento de matérias-primas, que se fizeram sentir pesadamente no contexto pandémico, têm vindo a agravar-se, pela situação do atual conflito no leste europeu, o que se desdobra num inevitável aumento dos custos para as empresas. Adicionalmente, a transição para um futuro mais sustentável e mais digital, complexifica-se ainda mais, com o cada vez maior agravamento da inflação e as dificuldades de aprovisionamento.
O esforço conjunto – McDonald’s, Franquiados e Fornecedores – concentra-se agora em atenuar ao máximo a inflação e o impacto do aumento das matérias-primas para o consumidor, sem abdicar da responsabilidade de liderar os desafios estratégicos do setor. Pretendemos manter uma oferta de valor apelativa para as famílias, disponibilizando as soluções de acessibilidade habituais, e continuaremos a trabalhar para ir ao encontro das novas expetativas dos consumidores.”