Mau tempo: Ventos fortes originam tornado em Lisboa que causou danos na Margem Sul (com vídeo)

O mau tempo que nos últimos dias tem afetado todo o País continua a fazer-se sentir com intensidade esta quinta-feira, com chuva e ventos fortes, e, em Lisboa, até originou um tornado, que foi filmado no rio Tejo, junto à Ponte Vasco da Gama.

Nas redes sociais foram partilhadas várias imagens do fenómeno meteorológico, que atingiu proporções impressionantes. O tornado foi também registado por Pedro Sousa, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a RTP, o tornado deslocou-se para a Margem Sul e causou danos em estruturas e edifícios na zona do Montijo e Moita, tendo danificado um restaurante e um centro de padel.

Desde quarta-feira à noite, e até esta manhã, que a Proteção Civil registou 1162 ocorrências por causa do mau tempo. A maioria das situações diz respeito a inundações e queda de árvores e outras estruturas. As regiões mais afetadas foram as da Grande Lisboa, Setúbal, Oeste, Coimbra e Área Metropolitana do Porto.

No terreno estiveram quase quatro mil operacionais. Só em Lisboa, contaram-se mais de 200 ocorrências até à meia noite, das quais 136 estão relacionadas com inundações.

(Em atualização)

Ler Mais