Mau tempo: “Natal vai ficar marcado por novos episódios de chuva intensa”, alerta IPMA. “Famílias devem planear viagens com a prudência necessária”

“O Natal vai ficar marcado por novos episódios de chuva intensa”, alertou esta terça-feira o presidente do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Miguel Miranda, em declarações à ‘CNN Portugal’.

“A planificação de viagem que muitos portugueses fazem nesta época deve ser feita com toda a prudência necessária, de forma a não termos situações de risco significativo nas estradas entre os dias 24 e 25”, apontou o responsável, alertando que o agravamento do estado do tempo para o próximo fim de semana “está previsto para todo o país”, em particular “no Centro e Norte” de Portugal continental.

Segundo o presidente do IPMA, “apesar de não ter havido grande picos de precipitação, com exceção de Aveiro, Braga e Vila Nova da Cerveira, temos chuva integrada nos últimos dias muito elevada”, o que fez subir “o nível tanto de albufeiras como nos principais rios”, que deve estar nesta altura “muito elevada”, o que deve “ser motivo de preocupação”.

O mau tempo previsto para esta noite “foi um pouco menos gravosa do que o previsto”, reconheceu, salientando que “o nível de preparação atual é muito elevado quando comparado com o que aconteceu no primeiro destes episódios de chuva intensa”, explicou: Miguel Miranda reforçou ainda que nas próximas horas vamos “assistir a um desagravamento” das condições meteorológicas”.






Comentários
Loading...