Mastercard multada em 38 milhões de euros pelo regulador de pagamentos britânico
O regulador de pagamentos britânico multou cinco empresas de pagamentos, incluindo a Mastercard, num total de cerca de 40 mil milhões de euros pelo comportamento destas entidades que envolvem cartões pré-pagos emitidos a pessoas vulneráveis em benefícios previdenciários.
As empresas infringiram a lei da concorrência ao concordarem em não competir ou tirar clientes uns dos outros em cartões pré-pagos oferecidos pelas autoridades locais para distribuir pagamentos de assistência social a pessoas vulneráveis e o regulador de pagamentos já agiu.
As empresas em questão são a Allpay, Advanced Payment Solution, Prepaid Financial Services, Sulion e a Mastercard que foi a maior visada em cerca de 38 milhões de euros.
“Esta investigação e as multas significativas que impusemos deixam a mensagem clara de que o PSR tem tolerância zero para o comportamento do setor”, disse Chris Hemsley, diretor-gerente do Regulador de Sistemas de Pagamento, que, em comunicado, acrescentou que os destinatários dos cartões incluíam os sem abrigo, vítimas de violência doméstica e idosos. Estes, poderiam ter perdido produtos mais baratos ou de melhor qualidade. A investigação já se encontra concluída e as partes envolvidas já admitiram ter infringido a lei.