Mark Rutte oficializado como o novo secretário-geral da NATO

Mark Rutte foi formalizado, esta quarta-feira, como o próximo secretário-geral da NATO, substituindo Jens Stoltenberg, que deixará o cargo em outubro, depois de uma década à frente da organização militar.

O Conselho Atlântico, que reúne os embaixadores dos aliados, oficializou hoje a nomeação do primeiro-ministro interino dos Países Baixos, de 57 anos. Jens Stoltenberg, numa mensagem nas redes sociais, expressou a sua satisfação com a escolha de Rutte como o seu sucessor. “Ele é um verdadeiro transatlântico, um líder forte e um construtor de consensos. Desejo-lhe muito sucesso à medida que continuamos a fortalecer a NATO”, escreveu. “Sei que deixo a NATO em boas mãos.”

Mark Rutte vai entrar em funções a 1 de outubro, data em que expira o mandato de Stoltenberg, embora a cimeira de líderes aliados dentro de algumas semanas em Washington vá servir de palco para encenar a mudança na liderança da NATO, que celebrará o seu 75º aniversário exibindo unidade e apoio à Ucrânia contra a invasão russa.

Ursula von der Leyen também já reagiu, também numa mensagem na rede social ‘X’. “A sua liderança e experiência serão cruciais para a aliança durante estes tempos difíceis”, afirmou a presidente da Comissão Europeia.

Ler Mais





Comentários
Loading...