Marinha americana interceta carregamento de armas para o grupo rebelde Houthi vindo do Irão

Um navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu recentemente armas destinadas ao grupo rebelde Houthi, durante uma operação no Mar da Arábia, anunciou o Comando Central dos EUA.

A 28 de janeiro último, os marinheiros a bordo do cúter da Guarda Costeira ‘Clarence Sutphin Jr.’ localizaram e abordaram um navio, indicaram as autoridades americanas, que não especificaram quem operava o barco – o carregamento, garantiram, teve origem no Irão.

Os membros da Guarda Costeira encontraram mais de 200 pacotes de componentes de mísseis balísticos de médio alcance, explosivos, componentes de veículos subaquáticos e de superfície, equipamentos de comunicação e rede de nível militar, assim como componentes de lançadores de mísseis guiados antitanque.

A apreensão ocorreu quando os rebeldes Houthi, apoiados pelo Irão, no Mar Vermelho, continuam a atacar a navegação comercial, provocando os ataques dos Estados Unidos e aliados.

“Este é mais um exemplo da atividade maligna do Irão na região”, referiu o general Michael Erik Kurilla, chefe do Comando Central, em comunicado. “O seu fornecimento contínuo de armas convencionais avançadas aos Houthis constitui uma violação direta do direito internacional e continua a minar a segurança do transporte marítimo internacional e o livre fluxo do comércio.”